From Indigenous Peoples in Brazil

News

Assinatura de protocolo pode encerrar conflito entre posseiros e Xavantes

27/11/2003

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



O deputado federal Welinton Fagundes (PL-MT) se reuniu com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para tratar sobre o impasse entre posseiros e Xavantes na fazenda Suiá Missu, em Mato Grosso. O ministro garantiu ao parlamentar que um protocolo está sendo elaborado para acabar com o conflito.

O protocolo deverá ser assinado por todas as partes interessadas de alguma forma na área: representantes da Funai, prefeitos das cidades da região, posseiros e os proprietários da fazenda. "Os termos deste protocolo estão sendo elaborados", explicou Fagundes.

A reunião entre Welinton Fagundes e o ministro da Justiça aconteceu logo após um encontro entre o chefe de gabinete do Ministério, Sérgio Sérvulo, e os prefeitos de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Luciara e São Félix do Araguaia.

Os prefeitos alegam que as cidades próximas da região do conflito estão com o abastecimento comprometido, em função dos bloqueios realizados na rodovia BR-158, que está próxima a fazenda Suiá Missu.

"O que nós queremos é que os índios voltem para suas aldeias e os posseiros para suas propriedades, para que o processo de negociação seja pacífico", avalia o prefeito de Alto Boa Vista, Mário César Barbosa (PL), que tem mais de 70% da área de seu município inserida na região de conflito.

Para o deputado Welinton Fagundes, o importante é que o Ministério da Justiça interceda no sentido de encontrar uma solução pacífica. "Há uma preocupação social muito grande, já que há o risco de um conflito direto entre os indígenas e os posseiros", comenta Fagundes.

O conflito acontece na região do Baixo Araguaia, em uma área de aproximadamente 170 mil hectares, e já dura 17 dias. Os indígenas querem a reintegração de posse da área da fazenda Suiá Missu, onde estão cerca de 900 famílias.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source