From Indigenous Peoples in Brazil

News

Secretário da Presidência é intimidado em MS

30/11/2011

Fonte: O Globo, O País, p. 10



Secretário da Presidência é intimidado em MS
Incidente foi em área de conflito fundiário e ação de pistoleiros

BRASÍLIA. Após visita à comunidade indígena em Iguatemi, a 470 quilômetros de Campo Grande (MS), o secretário de Articulação Nacional da Secretaria Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, foi intimidado por fazendeiros. Ele estava acompanhando por membros do acampamento Pyelito Kue-Mbarakay, de índios Guaranis e Kaiowas, que ocupam uma fazenda próxima ao local do incidente. A região, onde há conflito fundiário, foi palco de ataques de pistoleiros a índios, em agosto deste ano.
Segundo Maldos, os fazendeiros saltaram de uma picape quando avistaram o grupo, que deixava uma estrada vicinal, em comboio, na direção de Dourados (MS). Na abordagem, um dos homens se aproximou de Maldos determinando a ele e aos indígenas que se identificassem. Argumentou que havia "15 índios circulando por aí" e questionaram se Maldos seria o "responsável.
Os fazendeiros filmaram os indígenas, alguns deles com proteção legal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos em razão de ameaças de morte.
- Tinha gente protegida sendo filmada. Eu saio daqui preocupado com a segurança dos indígenas - afirmou o secretário.

O Globo, 30/11/2011, O País, p. 10
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source