From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cerca de 200 policiais mascarados desalojam comunidade Tabajara na Paraíba

30/11/2011

Autor: Tatyane Guimarães Oliveira

Fonte: Cimi - http://www.cimi.org.br/



Às 4h30 desta quarta-feira (30) foi comunicado pelos índios Tabajara que o acampamento, em dois lotes, do assentamento João Gomes, em Alhandra-Mucatu, Paraíba, foi cercado pela Polícia Militar, Cavalaria, Tropa de Choque e Bombeiros, com mais de 200 policias fortemente armados, encapuzados e sem identificação.

O cacique Ednaldo dos Santos (Araquém) encontra-se na área com assessores e advogados. O momento é de tensão. Os Tabajara aceitaram sair da área pacificamente, mas o posicionamento da polícia é agressivo e ostensivo.

A situação já foi informada à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, à Fundação Nacional do Índio (Funai) e ao Ministério Público Federal. No local, encontra-se uma promotora de Justiça da Comarca de Alhandra (PA) omissa diante da situação de tensão e agressividade da polícia.

Uma medida cautelar foi concedida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho - nos autos do processo de no 200.2011.050.309-7/001, através de requerimento da HC Administração e Participação Sociedade Simples Ltda pela reintegração de posse.

Os índios Tabajara e outras famílias da grande Mucatu estão mobilizados contra a instalação no local de uma fábrica de cimento.



http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=5987
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source