From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Seminário discute conflito na reserva Suiá Missu

28/01/2004

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza o seminário ´´Terras indígenas em Mato Grosso: caso Maráiwatsedé do povo Xavante´´ hoje, dia 28, às 16 horas, no auditório do Museu Rondon. Localizada na região do Vale do Araguaia, a reserva Suiá Missu tem sido palco de conflitos entre índios xavante e posseiros. Será apresentado um vídeo de 13 minutos com o depoimento do padre Pedro Sbardellotto sobre a ocupação do povo xavante nas terras indígenas Maráiwatsedé.

O objetivo do seminário é discutir os territórios indígenas no Estado, usando como estudo de caso o conflito entre os índios xavante e os posseiros, na reserva de Suiá Missu. A proposta é levar essa discussão para a sociedade, explica o coordenador do Museu Rondon, Aloir Pacini, observando que a situação envolve políticas do Estado e direitos indígenas. O conflito na região já atingiu repercussão nacional. No final do ano passado, o vice-presidente da República, José Alencar, esteve em Cuiabá para buscar uma solução para o problema.

Participam do evento a subprocuradora da República e coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, o padre Bartolomeu Giaccaria, a antropóloga da UFMT, Edir Pina de Barros, o ex-prefeito de São Félix do Araguaia, José Pontin, o deputado federal Carlos Abicalil (PT/MT), a antropóloga responsável pelo laudo pericial de identificação da terra indígena Maráiwatsedé, Patrícia Mendonça, um antropólogo do Museu Rondon, e representantes do povo indígena Xavante.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source