From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Caminhada relembra massacre dos índios Tupinambá

26/09/2011

Fonte: Cia da Notícia - http://www.ciadanoticia.com.br/



Foi realizada às 8 horas deste domingo (25) pela comunidade indígena Tupinambá de Olivença em Ilhéus, a décima segunda Caminhada em Memória aos Mártires do Massacre do Rio Cururupe. O evento contou com a participação de mais de mil índios e foi iniciado com a apresentação de uma dança tradicional (Porancyn), na praça Cláudio Magalhães, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Escada.

Em seguida, a comunidade indígena caminhou até a praia do Cururupe - num percurso de oito quilômetros -, relembrando a Batalha dos Nadadores (1559), que resultou no maior massacre indígena da história das américas. No episódio, os índios foram cercados pelos homens do então governador-geral do Brasil, Mem de Sá. Massacrados e acuados na praia, a maior parte afogada nas ondas fortes. Os corpos foram estendidos um após o outro, somando seis léguas de índios mortos.

Para o coordenador da Ação Tupinambá, Cláudio Magalhães, a caminhada é um momento importante para celebrar, pois ainda este ano será entregue a primeira parte do relatório da Funai, que é a contestação da demarcação das terras indígenas Tupinambá de Olivença. "Estamos aqui celebrando e reivindicando, que nossos direitos sejam respeitados" frisou Magalhães.

A caminhada relembra também o grande líder conhecido como Caboclo Marcelino, considerado na época um comunista pelos coronéis do cacau, que lutou para defender o povo Tupinambá na década de 30 contra a ganância dos que se achavam donos das terras indígenas, que ficou conhecido pelos anciões da comunidade como: A revolta do Caboclo Marcelino.



http://www.ciadanoticia.com.br/v1/tag/massacre-dos-indios-tupinambas/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source