From Indigenous Peoples in Brazil

News

Reunião na Assembleia visa evitar conflitos durante demarcação de terras

28/02/2012

Fonte: Assembléia Legislativa de Alagoas - http://www.ale.al.gov.br/



Preocupada com possíveis conflitos que possam existir em decorrência da demarcação das terras dos índios Xucurus-Kariris, de Palmeira dos Índios, a Assembleia Legislativa reuniu nesta terça-feira, 28, representantes de diversas organizações indígenas, indigenistas e órgãos do governo federal. A iniciativa do encontro foi do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que propôs a formação de um grupo de trabalho para acompanhar, de forma permanente, o desenrolar dos acontecimentos, uma vez que existe um clima de tensão entre os índios e a sociedade palmeirense.

"Queremos, com isso, agilizar o processo e esclarecer à sociedade, uma vez que ainda há muitos boatos a respeito dessa reocupação das terras pela comunidade indígena de Palmeira dos Índios", informou Medeiros, ressaltando que realizará uma campanha de esclarecimento, visando mostrar à sociedade que não haverá invasão de terras e acabar de vez com o clima de acirramento existente no município.

Outro ponto observado pelo petista é a preocupação com os pequenos proprietários, cujas terras ocupadas estão na área demarcada. "Por isso foi importante a presença na reunião da representante do Incra, Lenilda Lima. Precisamos agilizar o processo de realocação dessas pessoas", completou Ronaldo Medeiros.

Para Lenilda Lima, o papel do Parlamento alagoano nessa discussão é fundamental, especialmente para evitar distorções e conflitos. "Porque às vezes as questões colocadas são superdimensionadas e acabam gerando conflitos, que podem ser superados na medida em que o debate se torna público", observou a superintendente do Incra.

Segundo o coordenador Regional da Funai, Frederico Campos, é normal a existência de conflitos durante o processo de demarcação de terras indígenas. A maioria dos "proprietários" não aceita porque são indenizadas apenas as benfeitorias feitas na área. "Eles argumentam que a União tem de indenizar a terra e as benfeitorias. E a União não pode indenizar a terra, porque a mesma já pertence à União", informou. "A iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros em chamar todas as partes envolvidas no processo é extremamente positiva, haja vista que todos poderão expressar seus pontos de vistas", disse Frederico Campos, informando que a área demarcada é de cerca de sete mil hectares e possui 463 famílias assentadas.

Já o procurador da República, em Arapiraca, José Godoy, avaliou a reunião como bastante positiva, observando que a Assembleia Legislativa é o fórum adequado para a discussão. De acordo com ele, além dos diversos pontos discutidos, uma das maiores preocupações do MPF é quanto à realocação das famílias assentadas nas terras indígenas e que terão de sair com a conclusão da demarcação da área. "Essa realocação deve acontecer priorizando a reinserção dessas pessoas na economia", observou.

Os deputados Edval Gaia (PSDB), Judson Cabral (PT) e Jeferson Morais (DEM) também participaram da reunião.



http://www.ale.al.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/558/reuniao-na-assembleia-visa-evitar-conflitos-durante-demarcacao-de-terras
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source