From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PF intercepta embarcação de garimpeiros próximo ao local do assassinato de servidor da Funai

27/02/2004

Fonte: CIR-Boa Vista-RR



Por volta das 15h30 de ontem, 26/2, o administrador da Funai em Roraima, Martinho Andrade Júnior, flagrou um grupo de garimpeiros no rio Couto Magalhães, próximo ao local onde foi executado o servidor do órgão indigenista federal, Valdes Marinho Lima, na última segunda-feira de carnaval, 23 de fevereiro.

O administrador comunicou o flagrante aos agentes da Polícia Federal que iniciaram desde ontem uma operação para capturar os suspeitos do crime. Usando um helicóptero Caçador da PF e uma aeronave bimotor, os agentes interceptaram o grupo de garimpeiros que rapidamente abandonou o barco, provavelmente com combustível e mantimentos, e fugiu mata adentro.

Devido a falta de condições para operar, o helicóptero Caçador não pôde pousar com os policiais para capturar os suspeitos. A rápida ação da Polícia Federal só foi possível porque 40 agentes do Comando de Operação Tática da PF estão baseados na terra indígena monitorando toda a movimentação de garimpeiros.

Um comunicado do administrador da Funai à presidência do órgão destaca que "os tripulantes do helicóptero, servidores da Polícia Federal, visualizaram que os garimpeiros quando em fuga portavam armas de fogo".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source