From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Em carta, Univaja declara apoio incondicional ao processo de chamamento público

23/09/2011

Fonte: Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/



O Movimento indígena do Vale do Javari (Univaja) divulgou, nesta sexta-feira (23), uma carta onde declara apoio incondicional ao chamamento público, que tem como objetivo selecionar entidades privadas, sem fins lucrativos, que têm interesse em executar ações complementares na atenção à saúde aos povos indígenas. O processo seguiu todas as regras da administração pública, expressas na Lei 12.309 de 2010 (Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO), no Decreto no 6.170, de 2007, e na Portaria Interministerial MP/MF/CGU no 127, de 2008.

Em um trecho do documento a Univaja, que representa interesse dos povos Mayoruna, Matis, Kanamari, Kulina e Marubo afirma: "Sabemos que nem todas ONG's (sic) dispõem da documentação necessária exigida por lei, mesmo tendo um largo histórico de trabalho com as aldeias; ao invés de se qualificarem para se adaptar as normas, preferem manipular alguns indígenas para seus intentos inescrupulosos e irresponsáveis".

O Secretário da Sesai, Antônio Alves, falou sobre a importância do chamamento para o fortalecimento das ações de saúde indígena proposto pela Secretaria. "A convocação do Chamamento Público é um decreto da Presidenta Dilma Rousseff com o objetivo de diminuir fraudes e desvios de recursos públicos. Por isso a Sesai é juridicamente obrigada a realizar o pleito para que haja transparência na contratação e liberação de recursos do governo federal", alertou.

Leia na íntegra o documento divulgado pela Univaja: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nota_230911.pdf


http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=37998
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source