From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Encerrada ocupação no DSEI Bahia

27/04/2012

Fonte: Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/



Teve fim nessa quinta-feira (26) a ocupação do Distrito Sanitário de Saúde Indígena Bahia (DSEI) por cerca de 45 indígenas Tupinambás da Serra do Padeiro vindos de Buerarema/Ilhéus. De acordo com a chefe do Distrito, Nancy Filgueiras da Costa, entre as principais reivindicações dos indígenas estava vagas de empregos acima das existentes. "Explicamos que mudança da carga horária será objeto de um parecer técnico que nos comprometemos a encaminhar para a conveniada e para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI)", explicou.

Nancy Costa ressaltou que toda a negociação foi acompanhada por representantes do controle social local e a ocupação foi finalizada com o ato simbólico da assinatura do documento que garantiu a contratação, a partir do dia 2 de maio, de três Agentes Indígena de Saneamento (Aisan) e uma odontóloga para atendimento na região dos Tupinambás da Serra do Padeiro.

Segundo a gestora do DSEI, também ficou acordado a contratação de motorista, serviço de limpeza, manutenção e prevenção corretiva de veículo do posto da Serra do Padeiro, bem como o acompanhamento do processo de compra do gabinete odontológico e adequação física de posto de saúde junto ao município de Buerarema, entre outros.

O DSEI Bahia, situado no centro do estado, atende uma população de 26.889 indígenas. São 358 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, Agentes Indígena de Saneamento (Aisan), Agentes Indígenas de Saúde (AIS), entre outros.




http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=39996
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.