From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas do Médio Xingu pactuam Território Etnoeducacional

17/05/2012

Fonte: Funai - www.funai.gov.br



A Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério da Educação (MEC), indígenas e parceiros estarão reunidos entre os dias 18 a 20, para a Pactuação do Território Etnoeducacional (TEE) do Médio Xingu, a ser realizado no Centro de Convenções em Altamira/PA. O encontro tem como objetivo consolidar encaminhamentos para implantação do TEE como modelo de gestão e organização escolar, por meio da sistematização e pactuação do plano de ação.

Os povos indígenas das etnias Arara, Juruna, Xipaya, Kuruaya, Kayapó, Xikrin, Arawaté, Assuriní, e Parakanã, localizadas na região do Pará, receberão tratamento específico para o desenvolvimento da educação escolar indígena. No encontro, será realizada a análise do diagnóstico preliminar e elaboração do plano de ação, que conterá as responsabilidades de todas as instituições pactuantes em relação às demandas discutidas. A execução dos planos de ação será acompanhada por Comissões Gestoras Paritárias, compostas por representantes indígenas e por representantes do governo.

Os Territórios Etnoeducacionais são resultados do constante diálogo entre os povos indígenas, Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais, e apontam a necessidade de se reconhecer, nas políticas de educação escolar, os distintos contextos socioambientais e territoriais dos povos indígenas do Brasil. Com a colaboração das comunidades, universidades e organizações não-governamentais, que atuam em um mesmo território indígena. Os TEE permitem definir as ações, a destinação do orçamento e os papéis institucionais na gestão desta política pública.

Até hoje, foram pactuados 21 Territórios Etnoeducacionais indígenas, são eles: Rio Negro, Baixo Amazonas, Juruá/Purus, Cone Sul, Povos do Pantanal, A'uw Uptabi, Xingu, Médio Solimões, YBY YARA - Bahia, kakauatire, Mapuera, Alto Solimões, Vale do Javari, Cinta-Larga, Timbira, Vale do Araguaia, Tupi Mondé, Tupi Tupari, Txapakura, Ykukatu e Tapajós Arapiuns.


TEEs - São áreas definidas a partir da consulta aos povos indígenas e estão relacionados à sua mobilização política, afirmação étnica e garantia de seus territórios e de políticas específicas nas áreas da educação, conforme determina a Constituição Federal de 1988.

Os Territórios permitem aos índios participar da decisão de políticas públicas voltadas para eles, da destinação do orçamento e da definição dos papéis institucionais na gestão dessa política. Eles favorecem a organização de uma série de ações, entre elas, a formação de professores, alimentação escolar diferenciada, criação de materiais didáticos, sempre respeitando as especificidades das etnias, tais como tronco lingüístico e questões culturais. A execução dos planos de ação é acompanhada pelas comissões gestoras, compostas por representantes dos indígenas e do governo.

A organização dos povos em TEEs está prevista no Decreto no6.861, de 27 de maio de 2009, e é o resultado do diálogo entre os povos indígenas e governos federal, estaduais e municipais. Esses diálogos apontavam para a necessidade de se reconhecer, nas políticas de educação escolar, os distintos contextos socioambientais e territoriais dos povos indígenas do Brasil.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2012/05_mai/20120517_08.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source