From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios do Tocantins e de Goiás vão ao STF protestar contra portaria que proíbe ampliação de terras

30/08/2012

Autor: Heloisa Cristaldo

Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/



Brasília - Índios de sete etnias do Tocantins e de Goiás fizeram hoje (30) manifestação, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), para protestar contra a Portaria 303, que proíbe a ampliação de terras indígenas já demarcadas e a comercialização ou arrendamento de qualquer parte desses territórios.

O grupo de manifestantes queimou cruzes de madeira que simbolizavam a portaria. "Queremos que o governo rasgue e queime, como nós fizemos aqui, a Portaria 303, porque ela fere a Constituição Federal. A cruz é a morte dos povos indígenas no Brasil", disse Wagner Krahô Kanela.

Líderes das etnias que participaram do protesto conversaram, na última segunda-feira (27), com representantes da Advocacia-Geral da União e da Fundação Nacional do Índio (Funai) pedindo o cancelamento da medida, publicada pela AGU no dia 17 de julho.

De acordo com Wagner, o grupo tem encontro marcado com o presidente do Senado, José Sarney, amanhã (31), às 10h, e com representantes do Ministério Público Federal (MPF), às 15h. O grupo também deve se reunir com representantes do Ministério da Saúde para reivindicar assistência à saúde indígena.

Wagner Krahô Kanela reafirmou que a portaria não fere somente os interesses relativos à demarcação de terras, mas que também é um incentivo para a extinção da cultura indígena e à violência nas áreas onde há clima de tensão com fazendeiros. "É o terrorismo em nosso país".



http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-08-30/indios-do-tocantins-
e-de-goias-vao-ao-stf-protestar-contra-portaria-que-proibe-ampliacao-de-terras
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source