From Indigenous Peoples in Brazil

News

PLENÁRIO - Alceu Moreira: demarcação de terra indígena no RS vai prejudicar os pequenos produtores da região

11/10/2012

Fonte: Jornal da Câmara - http://www.camara.gov.br/



O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) informou em Plenário ter apresentado projeto de decreto legislativo sustando portaria do Ministério da Justiça que declara de posse do grupo indígena Guarani Chiripá e Mbya a terra Mato Preto, situada nos municípios Erebango, Erechim e Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul.

Segundo o parlamentar, os índios reivindicavam 223 hectares e ganharam mais de 4 mil hectares. "Queremos a proteção dos índios, mas que não tenham que cobrar a conta de meia dúzia de brasileiros que têm que perder as suas terras", observou.

Moreira ressaltou que a demarcação das terras foi feita sem o direito de defesa dos pequenos produtores que vivem na região. O parlamentar pediu providências do governo federal para impedir a expulsão desses agricultores das terras demarcadas. "O governo surrupia de quem deveria proteger. Isso é injustiça", protestou.

O deputado afirmou ainda que as pessoas da região estão sofrendo ao pensar que poderão perder suas terras em Mato Preto, e fez apelo à presidente Dilma Rousseff para encontrar uma solução para o problema. "Faça justiça aos índios e quilombolas, mas não use os pequenos produtores como bode expiatório", pediu.



http://www.camara.gov.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=materia&codMat=75685
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source