From Indigenous Peoples in Brazil

News

Guaranis estão cercados por pistoleiros no MS

19/10/2012

Fonte: Caros Amigos - http://www.carosamigos.com.br/



Jagunços invadiram terra retomada pelos indígenas, destruíram barracos e deram tiros para o alto


Famílias guarani, que retomaram no sábado (13) 2 mil hectares de suas terras tradicionais no município de Paranhos (MS), permanecem sob ameaça de pistoleiros, que cercam o local. Na tarde de quinta (18), eles invadiram a comunidade Potrero Guasu, destruíram barracos e dispararam tiros para o ar. Um dos pistoleiros foi pego pelos indígenas e entregue a soldados da Força Nacional. Na manhã dessa sexta (19), os pistoleiros permaneciam no local, segundo representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

A informação no local é de que os pistoleiros, a mando de fazendeiros, têm uma lista com nomes de lideranças indígenas, que deixaram o Potrero Guasu e estão escondidos.

Na hora do ataque, pelo menos 50 indígenas e seus filhos estavam no local.

A ação dos fazendeiros ocorre com a retomada das terras tradicionais em Iguatemi. De 4 mil hectares, os indígenas retomaram 3 mil.



http://www.carosamigos.com.br/index/index.php/cotidiano/2650-guaranis-estao-cercados-por-pistoleiros-no-ms
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source