From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo do Amazonas promove ação para erradicar Sub-registro de Nascimento indígena

19/11/2012

Fonte: Portal Governo do Estado do Amazonas - http://www.amazonas.am.gov.br/



O Governo do Amazonas promove nesta terça-feira, 20 de novembro, a partir das 14h, na Casa dos Saberes, na sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), no município de São Gabriel da Cachoeira (a 1.150 quilômetros de Manaus), a última Ação Cidadania para a erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento na região do Alto rio Negro.

O evento vai contar com a presença da ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário. O trabalho vai se estender até o dia 16 de dezembro nas comunidades indígenas de Pari-Cachoeira e Maturacá.

No mesmo período, além do Alto rio Negro, a ação será promovida simultaneamente nos municípios de Atalaia do Norte, Boca do Acre, Envira, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Guajará, Ipixuna, Pauiní, Tonantins, Manaus e na comunidade de Santo Antônio do Matupí, em Manicoré.

A secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Nádia Lúcia da Costa Soares, disse que o objetivo é garantia o Registro Civil de Nascimento a mais de cinco mil índios, entre crianças e adultos.

"Em São Gabriel vamos atender os povos Hupd'ãh, Yuhupdeh e Yanomami e a nossa expectativa é registrar mais de 2,5 mil indígenas, na região do Alto rio Negro", calculou.


Pacto estadual - O trabalho faz parte do Plano de Trabalho do Pacto Estadual do Enfrentamento ao Sub-Registro Civil de Nascimento e o evento contará com a presença da secretária da secretária executiva da Seas, Graça Prola, e representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Nacional do índio (Funai) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Durante o ano de 2012, as Ações de Cidadania promovida na capital e no interior, foram expedidos 19,5 mil documentos pessoais, entre Certidão de Nascimento, CPF, RG e Registro de Autorização de Nascimento Indígena (Rani). Para o próximo ano, o trabalho será intensificado nas comunidades indígenas, de acordo com Nádia Soares



http://www.amazonas.am.gov.br/2012/11/governo-do-amazonas-promove-acao-para-erradicar-sub-registro-de-nascimento-indigena/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.