From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios cobram agilidade na demarcação de terras no sul da Bahia

28/11/2012

Fonte: Agência Senado - http://www12.senado.gov.br/




Representantes das etnias indígenas pataxó e tupinambá cobraram do governo federal agilidade na análise dos processos de demarcação de terras no sul da Bahia.

Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o cacique Aruã, da aldeia pataxó Coroa Vermelha, pediu o apoio do presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), contra a aprovação pelo Congresso de propostas de emenda à Constituição que, na avaliação dele, restringem direitos indígenas.

Uma delas é a PEC 215/00, que transfere, do Executivo para o Congresso, a prerrogativa para demarcação e homologação de terras indígenas, quilombolas, e áreas de conservação. Segundo ele, há temor de que os parlamentares ruralistas possam inibir novas demarcações e de que a medida venha a resultar em agressões radicais aos povos que habitam essas terras.

De acordo com o cacique, a lentidão do governo federal em demarcar as terras indígenas tem impedido a construção de escolas e casas nas aldeias e o acesso a programas básicos do governo, como o Luz Para Todos.

Adelar Cupsinski, representante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), afirmou que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário funcionam muito bem contra os interesses dos índios, mas não têm a eficiência necessária quando é para protegê-los.

Aruã solicitou a Paim o encaminhamento de várias demandas dos povos pataxó e tupinambá a autoridades, entre as quais uma carta à presidente Dilma Rousseff pedindo a desapropriação por interesse social da terra indígena em Coroa Vermelha.



http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2012/11/28/indios-cobram-agilidade-na-demarcacao-de-terras-no-sul-da-bahia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source