From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF/BA aciona União e Embasa pelo fornecimento de água potável para tupinambás de Olivença

10/12/2012

Fonte: MPF/BA - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticia



Nas duas ações, o MPF no Polo Ilhéus/Itabuna requer liminar para fornecimento imediato de água potável para as aldeias Acuípe do Meio I, Sapucaeira e Campo de São Pedro, além de soluções permanentes para garantir o suprimento regular de água

Hoje, 10 de dezembro, data fixada pelo Ministério Público Federal (MPF) como o "Dia D da Saúde Indígena", a Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna ajuizou duas ações civis públicas contra a União, sendo uma também contra a Empresa Baiana de Águas Saneamento S/A (Embasa). As ações visam a garantir o fornecimento de água potável para os índios Tupinambás de Olivença que residem nas aldeias Acuípe do Meio I, Sapucaeira e Campo de São Pedro, município de Ilhéus, no sul da Bahia.

Conforme apurado no Inquérito Civil no 1.14.001.000176/2012-91 e no Procedimento Administrativo no 1.14.001.000104/2012-13, os integrantes destas aldeias não possuem fornecimento regular de água potável, o que caracteriza grave violação do direito fundamental à saúde, em face da ausência deste elemento indispensável à sobrevivência humana.

Na aldeia de Acuípe do Meio, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) perfurou um poço artesiano em março de 2011, mas a vazão deste mostrou-se insuficiente para fornecer água à comunidade local, frustrando as expectativas dos moradores e acarretando desperdício de verbas públicas. Apesar de não ter alcançado o objetivo, a União alegou não possuir mais recursos para realizar novo projeto capaz de satisfazer a necessidade daquela aldeia, mantendo-a sem o fornecimento de água.

Na aldeia Sapucaeira, o MPF constatou a existência de poço artesiano, mas a água obtida não foi canalizada para os bebedouros e não foi realizada a análise necessária para atestar se esta seria apropriada para o consumo humano. Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia, apesar da ausência de fornecimento de água na região, a aldeia não foi listada como prioridade pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena, e a comunidade segue sem o devido fornecimento de água potável.

Já na Comunidade Indígena de São Pedro de Olivença, objeto da ação ajuizada contra a União e a Embasa, verificou-se que, apesar de haver uma adutora e um sistema de tratamento de água no local, ambos pertencentes à Embasa, estes equipamentos encontram-se desativados.

Em informações prestadas pela Sesai e pela Embasa, estes acusam a necessidade de realização de estudos técnicos e captação de recursos para viabilizar o fornecimento de água à comunidade, mas, até o momento, nenhuma medida efetiva foi adotada para prover a urgente necessidade de água potável às 30 famílias que moram no local.

Em março de 2012, o MPF já tinha expedido recomendação à Funasa e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para que os órgãos realizassem, com urgência, as obras necessárias para garantir o fornecimento de água potável a estas comunidades.


Pedidos - Em ambas as ações, ajuizadas pelo Procurador da República Ovídio Augusto Amoedo Machado, o MPF requer seja determinado aos réus que elaborem, no prazo de 15 dias, projeto para perfuração de poço artesiano ou plano de abastecimento de água para as aldeias mencionadas, e que executem as obras necessárias no prazo de 30 dias. Pleiteia-se, ainda, que os demandados sejam obrigados a fornecer água potável suficiente às necessidades dos indígenas residentes naquelas comunidades, sob pena de multa diária por descumprimento.


Dia D da Saúde Indígena - Realizado pelo MPF em diversos estados do país, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a iniciativa visa a reverter a ineficiente atuação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde. A secretaria ficou responsável por diversas atribuições antes ligadas à Funasa, todas relacionadas à garantia da saúde dos povos indígenas (Decretos 7.336/2010 e 7.350/2011). Contudo, a despeito da existência de uma parcela considerável de recursos destinados a essa política pública, o MPF considera que a saúde indígena encontra-se em estado alarmante.



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/dia-d-da-saude-indigena-mpf-aciona-uniao-e-embasa-pelo-fornecimento-de-agua-potavel-para-tupinambas-de-olivenca
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source