From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Forças federais ocupam entrada de terra indígena

31/12/2012

Fonte: O Globo, País, p. 4



Forças federais ocupam entrada de terra indígena
Posto da Mata era principal foco de resistência à desocupação de área no Mato Grosso

Cleide Carvalho
cleide.carvalho@sp.oglobo.com.br

SÃO PAULO - As forças federais que trabalham na retirada de não índios da Terra Indígena Marãiwatsédé conseguiram, na madrugada de ontem, ocupar o distrito de Posto da Mata, no Mato Grosso, principal reduto de resistência à desocupação da área. A estratégia era ocupar o local num momento em que poucas pessoas estivessem presentes para evitar confrontos. Posto da Mata é a principal entrada para a TI Marãiwatsédé, onde estão localizadas pelo menos 12 das grandes fazendas e posses de tamanho médio de políticos locais.
Na última sexta-feira, um caminhão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que trans-portava sete toneladas de alimentos para comunidades indígenas do Mato Grosso, foi saqueado, e seus dois ocupantes - uma funcionária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o motorista da Funasa - foram vítimas de cárcere privado e tortura.
- Os dois funcionários federais foram levados a um pequeno hotel em Posto da Mata e mantidos reféns por várias horas. Foram ameaçados de morte. Como a funcionária da Sesai começou a passar mal, pois tem problemas de pressão alta, um fazendeiro colocou os dois num carro e os levou até Porto Alegre do Norte, onde foram liberados - disse Paulo Maldos, da Secretaria Nacional de Articulação Nacional.
O bloqueio feito em Posto da Mata exigia que as forças federais utilizassem um desvio de 300 km para ter acesso à terra indígena e às principais áreas de posse. Na maioria das outras áreas, os posseiros já retiraram seus pertences e desmancharam estruturas de madeira feitas para cuidar, principalmente, de gado.

O Globo, 31/12/2012, País, p. 4
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source