From Indigenous Peoples in Brazil

News

Patrulha da Força Nacional vigia acesso a fazendas e aldeias em Sidrolândia

11/06/2013

Autor: Luciano Nascimento

Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/



Brasília - Os soldados da Força Nacional de Segurança iniciaram operações de patrulhamento na segunda-feira (10), em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A Força Nacional foi chamada para atuar no conflito entre indígenas e fazendeiros em Sidrolândia, que resultou na morte do índio terena Oziel Gabriel, no último dia 30, e no atentado à bala que feriu o índio Josiel Gabriel Alves na última terça-feira (5).

A previsão era que o efetivo iniciasse suas ações na sexta-feira (7), mas a reportagem da Agência Brasil esteve no local e constatou que as tropas ainda não haviam iniciado o trabalho. Ontem, os policiais finalizaram a montagem de cinco postos de controle para monitorar o acesso às fazendas e aldeias na área de conflito. Oito viaturas percorrem a região, onde os índios terenas ocuparam quatro fazendas. Em uma delas, a Fazenda Buriti, eles voltaram a ocupar uma área de 30 hectares (ha). Um hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol oficial.

De acordo com o integrante da comissão criada pelos índios para tratar da questão fundiária, Adão Terra, aos poucos os índios estão retornando para o local. Dois mil índios de nove aldeias participam da ocupação chamada, pelos indígenas, de retomada do território. Eles estão plantando mandioca, milho, abóbora e hortaliças. "Nós estamos preparando 30 ha do terreno para plantar. E pretendemos fazer muito mais. Antes estávamos com um espaço de 2090 ha, onde convivia toda a comunidade, e não tinha espaço para plantio, nem para nada. Hoje queremos buscar a subsistência para dar a sustentação da família".

Na última quinta-feira (6), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo anunciou a criação de um fórum para negociar as terras ocupadas por indígenas em Mato Grosso do Sul. A primeira reunião deve acontecer no próximo dia 20.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-11/patrulha-da-forca-nacional-vigia-acesso-fazendas-e-aldeias-em-sidrolandia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source