From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Começa hoje a Semana dos Povos Indígenas no Maranhão

17/07/2013

Autor: Jonatan Cardoso

Fonte: O Imparcial - http://www.oimparcial.com.br




O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 e discutirá a situação dos povos indígenas no Estado


A diversidade cultural é uma marca do nosso país. Essa característica se dá, principalmente, do casamento perfeito entre os três povos matrizes que engendraram o brasileiro: o branco, o negro e o índio. Porém, dentro das suas particularidades, esses três povos são bastante distintos. Exatamente com o intuito de refletir sobre essas diferenças e discuti-las com a sociedade que a Semana dos Povos Indígenas chega a sua sexta edição em 2013.

Com o tema Evidenciando as características multiculturais do Estado do Maranhão, a Semana dos Povos Indígenas, este ano, dará enfoque na questão cultural, na qual os indígenas serão os protagonistas. O evento tem o objetivo de proporcionar um espaço de debate aos participantes, possibilitando aos descendentes diretos dos primeiros habitantes do território do nosso país a exposição de suas práticas, tradições e de suas formas de conviver com o mundo natural e espiritual.

"Infelizmente a população do Maranhão, em geral, não tem muito acesso, de forma direta, a cultura indígena. Isso é ruim porque empobrece a sociedade e alimenta preconceitos. A Semana dos Povos Indígenas vem exatamente para fazer essa ponte, essa aproximação", avalia João Damasceno Figueiredo Júnior, Coordenador do Setor de Etnologia e Museologia do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão e um dos organizadores da Semana. João Damasceno comentou que outros Estados do país já reconheceram a importância de movimentos que sustentam a relação do índio com o homem da cidade. O Estado do Mato Grosso já institucionalizou uma semana dedicada aos índios no calendário anual.

Muitas questões precisam ser discutidas e conhecidas em relação aos índios pela população maranhense. Segundo o IBGE, são mais de 35 mil vivendo no Estado em aldeias; sem contar a população indígena que já vive nas cidades, que já supera a população que habita as aldeias. A região centro-sul do Estado, que engloba as cidades de Barra do Corda, Montes Altos, Amarante do Maranhão, Grajaú, entre outros, é onde existe a maior concentração de índios no Maranhão. Povos indígenas como o Guajajara - Tenetehara (maior grupo indígena do Estado e a terceira maior população indígena no país), Urubu - Ka'apor, Awá - Guajá, Krikati, Gavião, Canela, Timbira, Kreniê são alguns que estão presentes no Estado.

Demarcações Territorias

Com números tão significativos, as questões dos povos indígenas se tornam questões do povo maranhense em geral. Segundo a antropóloga e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Elizabeth Coelho, as demarcações territoriais institucionalizadas pelo governo federal garantem segurança e legitimam o direito dos povos indígenas. Todavia, as políticas públicas não são o suficiente e, às vezes, são implantadas de forma equivocada. "As escolas, dentro das aldeias, muitas vezes atrapalham o desenvolvimento daquela população. Porque, além de modificar a rotina natural do ambiente, não existe nenhuma identificação, por parte dos índios, com o que é ensinado. É o caso do povo Awá - Guajá no Maranhão", explica a antropóloga que participará de uma mesa redonda sobre as questões territoriais indígenas.

Uma vasta programação foi preparada para os três dias do evento, que contará com o apoio intelectual de autoridades indígenas e estudiosos. Várias atividades, como mesas redondas, feira de artesanato e exposição do acervo arqueológico, mostra de vídeos, oficinas temáticas de pintura corporal, minicursos sobre os mitos e língua, entre outras, foram elaboradas pela a organização do evento. Todas abertas gratuitamente ao público.

A abertura da Semana acontecerá no Teatro Alcione Nazaré, as 08h30min da manhã. Contará com a presença da cantora indígena Djuena Tikuna, que apresentará o hino nacional brasileiro na língua Tikuna.

Homenageada da Semana

O evento homenageará a maranhense Sônia Guajajara. A jovem é uma das lideranças de maior destaque na atualidade em nível nacional. Hoje em dia, Sônia exerce o cargo de vice-coordenadora geral da Coordenação das Organizações indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB, ocupando um cargo na diretoria da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB, que é a maior instância política do movimento indígena no país. Recentemente Sônia chamou a atenção da mídia especializada na conferência da ONU para o meio ambiente em Cancun no México. Ela é militante há mais de duas décadas.



http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/impar/2013/07/17/interna_impar,138010/comeca-hoje-a-semana-dos-povos-indigenas-no-maranhao.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source