From Indigenous Peoples in Brazil

News

Lentidão na demarcação de terras acentua tensão entre índios e fazendeiros

29/08/2013

Autor: Étore Medeiros

Fonte: Correio Brasiliense - http://www.correiobraziliense.com.br



A AGU já derrubou nove liminares em favor dos agricultores, com base em relatório da Funai.


Com a lentidão do governo federal em definir o novo modelo de demarcação de terras indígenas no Brasil, um clima de insatisfação e insegurança se perpetua entre índios e produtores rurais de todo o país, em especial na Bahia e em Mato Grosso do Sul, onde a tensão cresce a cada semana.

No início do mês, grupos da etnia Tupinambá iniciaram a "retomada" de áreas sobre as quais reivindicam a posse, amparados por laudos da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Buerarema, sul da Bahia. Em resposta, pequenos agricultores, expulsos das terras, incendiaram três carros dos governos baiano e federal, durante bloqueio da rodovia BR-101. Efetivos da Força Nacional de Segurança foram deslocados para a região, distante 450km de Salvador, a fim de evitar novos conflitos, mas sem sucesso. No último sábado, após índios terem supostamente circulado com armas no centro da cidade, a população depredou residências e uma loja de simpatizantes indígenas, além de agências bancárias.

Inicialmente prometida para o primeiro semestre do ano, a nova sistemática de demarcações incluiria no processo outros órgãos do Executivo, além da Funai, e está a cargo do Ministério da Justiça (MJ). Na última reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), há uma semana, o ministro José Eduardo Cardozo prometeu editar, em breve, uma portaria ministerial para resolver a questão. Também participaram do encontro os titulares da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2013/08/29/interna_brasil,385118/lentidao-na-demarcacao-de-terras-acentua-tensao-entre-indios-e-fazendeiros.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source