From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ribeirinhos e índios fazem protesto em Altamira

18/03/2014

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Comunidades tradicionais da Amazônia pedem moradia. Norte Energia promete diálogo com a população.


Manifestantes de comunidades ribeirinhas de tribos indígenas protestaram nesta terça-feira (18) fechando estradas de acesso aos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que está sendo construída em Vitória do Xingu. O protesto começou no início da manhã e, segundo a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, encerrou no começo da tarde, após diálogo com os manifestantes.

Os ribeirinhos da volta grande do Xingu fecharam o acesso ao sítio Belo Monte, que fica a 50 quilômetros de Altamira. Eles reivindicam a agilidade no pagamento de indenizações das terras.

Os índios das etnias xikrin, xipaia, curuaiá e xuruna fecharam o acesso ao sítio Pimental, pedindo que a empresa defina moradias para os índios que moram na cidade. A Força Nacional de Segurança e a PRF acompanharam a manifestação.

Segundo a Norte Energia, a negociação que resultou no desbloqueio determinou o agendamento de uma reunião em Altamira, na quinta-feira (20), entre os manifestantes e representantes do Ministério da Pesca.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/03/ribeirinhos-e-indios-fazem-protesto-contra-belo-monte.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.