From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Procuradoria acompanha inspeção judicial em imóveis rurais ocupados por índios da etnia tupinambá na região da Serra das Trempes

05/02/2015

Fonte: Advocacia-Geral da União - http://www.agu.gov.br



No dia 03 de fevereiro de 2015 a Procuradoria Seccional Federal em Ilhéus/BA acompanhou inspeção judicial realizada pela Justiça Federal em quatro imóveis rurais ocupados por índios da etnia tupinambá na região da Serra das Trempes.

A referida inspeção foi realizada nos autos da ação de interdito proibitório 2006.33.01.000455-0, que posteriormente foi convertida em reintegração de posse. Figuram no polo ativo da demanda quatro fazendeiros e no passivo Índios da Etnia Tupinambá, a Funai e a União.

A inspeção teve por objetivo levantar atual situação das propriedades rurais e buscar a pacificação dos conflitos por meio de conciliações realizadas in loco. No local, verificou-se que duas das propriedades não eram mais ocupadas pelos índios, que se dispuseram a fazer um acordo de não mais ocupa-las até a solução definitiva do conflito com a demarcação da terra indígena na região. Encontrou-se, portanto, solução para o conflito quanto a estas duas propriedades.

Para o Procurador Federal Daniel Gadelha, do núcleo finalístico da PSF-Ilhéus/BA, "ações conjuntas da Justiça federal e da Procuradoria Seccional Federal tem contribuído de forma relevante para redução da violência e solução dos conflitos relativos a terra indígena na região".

A PSF/Ilhéus é unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

http://www.agu.gov.br/page/content/detail/id_conteudo/314590
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.