From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas de Rondônia estão em Brasília para lutar por demarcação

24/02/2015

Autor: Graziele Bezerra

Fonte: Radioagência Nacional/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br



Dezenas de lideranças indígenas de Rondônia estão em Brasília para apresentar ao governo as demandas dos índios daquele Estado.

Nesta terça-feira (24) eles estiveram na Funai cobrando a demarcação de terras indígenas. Em Seringueiras, município a 530 quilômetros de Porto Velho, índios Puruborá aguardam a finalização dos estudos ambientais há quase 10 anos.
Os Suruí, naturais de Cacoal, também pedem a suspensão do Projeto do Crédito de Carbono Florestal. O crédito de carbono é uma unidade comercial em que cada tonelada de gás carbônico não emitida ou retirada da atmosfera de um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial. Assim, quem detém o crédito se compromete a minimizar os impactos ambientais causados pela sua atividade.
Para os Suruí, a comercialização desses créditos na terra indígena trouxe divisão ao povo. Isso porque apenas um pequeno grupo está sendo beneficiado pelo projeto.

Os índios ficam em Brasília até a sexta-feira. Eles esperam se reunir também com deputados federais para pedir a revogação da Proposta de Emenda à Constituição 215, que transfere do executivo para o legislativo a função de demarcas Terras indígenas. A PEC está arquivada na Câmara dos Deputados.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2015-02/indigenas-de-rondonia-estao-em-brasilia-para-reivindicar-demarcacao
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.