From Indigenous Peoples in Brazil

News

Lewandowski recebe memorial de delegação indígena da Bahia com reivindicações

18/03/2015

Fonte: Conselho Indigenista Missionário - http://www.cimi.org.br



A delegação de indígenas da Bahia, composta por Pataxó, Kariri, Tupinambá esteve no Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (18) para uma audiência com o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski.

Durante o encontro a delegação entregou um memorial contendo uma carta dos índios que aborda diversos assuntos, incluindo os processos que estão tramitando no STF e fotos mostrando a realidade dos acampamentos indígenas.

Além da entrega, a delegação apresentou os principais problemas enfrentados hoje e cobrou prioritariamente as demarcações em andamento na Bahia e no Brasil, a suspensão das reintegrações de posse e outras questões ligadas aos direitos indígenas. O grupo também relatou a situação de violência física e ameaças que enfrentam na região por parte de fazendeiros.

Lewandowski reiterou o apoio às causas indígenas. Para ele, esses direitos são constitucionais que devem ser respeitados. Ainda de acordo com o ministro, ele foi voto vencido quando compunha a 2ª turma.

Sensível à causa, na semana passada, em caráter de liminar, Lewandowski decidiu pela suspensão da reintegração de posse do povo Guarani-Kaiowá de Kurusu Ambá, no MS, até o processo estar transitado em julgado.

Durante a audiência, outro grupo da mesma delegação aproveitou para entregar o documento contendo as pautas de reivindicações para os outros ministros, visitando cada um dos gabinetes.

http://cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=8027&action=read
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source