From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios Ingarikó discutirão turismo e demarcação durante assembléia

14/04/2005

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



O Conselho do Povo Indígena Ingarikó (Coping) realiza de 18 a 20 de abril, no município de Uiramutã, na comunidade da Serra do Sol, uma assembléia para discutir o Plano de Gestão Ambiental relacionado ao desenvolvimento sustentável para a região em parceria com entidades como Funai, Ibama, UFRR, Funasa, entre outras.

Constam na programação palestras e debates com representantes de vários segmentos da sociedade organizada, além de convidados de outros estados, as sete comunidades Ingarikó e cerca de 15 comunidades indígenas de toda região.

Para o presidente da Coping, Dilson Ingarikó, um dos principais temas a ser abordado durante o evento tem o objetivo de propor que área da comunidade Ingarikó seja delimitada dentro da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, por não se tratar de uma comunidade nômade e necessitar de benfeitorias para melhoria da sua qualidade de vida. "Nossa comunidade não é nômade, por isso nós precisamos de uma infra-estrutura mínima para que nossas famílias tenham uma melhor qualidade de vida", disse.

Segundo o presidente, as potencialidades turísticas da região vão receber uma atenção muito especial, mas, para que isto aconteça, trabalhos de conscientização nas comunidades vão ser feitos, visando a preservação e a melhor maneira de trabalho na exploração do meio ambiente. "Temos que trabalhar explicando o que é parque nacional, o que é unidade de preservação, o que é eco turismo. De posse dessas informações nossas comunidades serão auto-suficientes para tocar o projeto turístico, sem necessitar de ajudas externas", explicou.

Outra questão a ser levantada durante as palestras se refere à auto-sustentabilidade das comunidades visando a pecuária, piscicultura, produção agrícola entre outras. "Nós queremos plantar, produzir, criar, vender nossos artesanatos, para que possamos ser livres economicamente, e isso só poderá ser feito se tivermos união", complementou
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source