From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai estuda como vai cumprir decisão sobre demarcação de terras

22/03/2015

Autor: Carlos Amaral

Fonte: Tribuna Hoje (Maceió - AL) - www.tribunahoje.com



Reunião de planejamento em Brasília discutirá determinação sobre demarcação das terras


O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Alagoas, Frederico Vieira Campos, disse que a decisão sobre o cumprimento da determinação judicial da 8ª Vara Federal em Arapiraca sobre a demarcação das terras da tribo Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios será tomada pela sede, em Brasília.

"Teremos uma reunião de planejamento na próxima semana e esse tema está pautado. Teremos que ver o impacto no orçamento e a possibilidade de execução da medida", explica.

O juiz Antônio José de Carvalho Araújo determinou no último dia 12 que a demarcação fosse concluída em 90 dias e a posse da terra em seis meses. Nesse mesmo período, todos os posseiros que ora ocupam essas terras devem ser reassentados e indenizados por melhorias que tenham feito nas propriedades.

O coordenador da Funai em Alagoas acredita que o órgão deve recorrer da decisão judicial por causa dos prazos estabelecidos pelo juiz da 8ª Vara Federal em Arapiraca. "São impraticáveis"

"Mas isso só será decidido lá em Brasília durante a reunião. E caso a posição da Funai seja de cumprir a determinação judicial, à medida que forem surgindo problemas na sua execução, vamos informando à Justiça e, se for o caso, pedindo prorrogação de prazo", comenta Frederico Vieira Campos.
O juiz Antônio José de Carvalho Araújo estipulou, em sua decisão do último dia 12, multa de dois mil reais por dia em caso de descumprimento de sua decisão.

http://www.tribunahoje.com/noticia/135884/cidades/2015/03/22/funai-estuda-como-vai-cumprir-deciso-sobre-demarcaco-de-terras.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source