From Indigenous Peoples in Brazil

News

Estação de Tratamento de Esgoto em terra indígena prejudica comunidade

12/07/2015

Fonte: Século Diário (Vitória - ES) - www.seculodiario.com.br



s índios da aldeia guarani de Piraquê-Açu norte do Estado, estão em pé de guerra: suas crianças e visitantes correm risco dos males causados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) instalada em suas terras. Todos sofrem com o mau cheiro exalado do local. A presença da ETE inviabiliza o desenvolvimento do agroturismo e a divulgação da cultura indígena.

As queixas são do cacique Pedro Silva Karai. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizava na aldeia contava com dois funcionários, mas eles foram transferidos. Desta forma, as crianças da aldeia correm risco ao brincar nas proximidades, o que pode ocorrer mesmo já estando alertadas dos perigos.

"Nós queremos trabalhar com o turismo na aldeia. Também queremos divulgar nossa cultura. Mas do jeito que estão as coisas, não podemos convidar ninguém", afirma o cacique.

Os índios já buscaram ajuda do Ministério Público Federal (MPF), em Linhares, pois não querem mais a ETE nas suas terras. Há promessas de que no prazo de dois anos o local deixará de ser usado para este fim. A ETE não atende a comunidade indígena.

A aldeia de Piraquê-Açu tem nove famílias e dez outras famílias estão se mudando para lá. A ETE está a aproximadamente 100 metros da aldeia, próximo ao rio. Na aldeia, os índios plantam para mandioca, milho e feijão, entre outras espécies, e a produção se destina à subsistência. Eles também produzem e vendem artesanato. Os guarani têm quatro aldeias no Espírito Santo, e estão criando uma nova.

http://seculodiario.com.br/23792/10/estacao-de-tratamento-de-esgoto-em-terra-indigena-prejudica-comunidade
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source