From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PM apreende 15 tartarugas com índios Carajás em cidade de MT; veja vídeo

11/08/2015

Autor: Camila Holland

Fonte: G1 - www.g1.globo.com



A Polícia Militar em Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, apreendeu aproximadamente 15 tartarugas com um grupo de índios da etnia Carajás. A suspeita da PM é que os indígenas iriam vender os animais na cidade, o que é considerado crime ambiental. O flagrante ocorreu às margens do Rio Araguaia, para onde as tartarugas foram devolvidas. A polícia registrou boletim de ocorrência por degradação ambiental. Ninguém foi preso.

O G1 entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília, mas até a publicação desta matéria, não tinha obtido resposta. Há pouco mais de dois meses, índios da mesma etnia foram flagrados vendendo tartarugas vivas por R$ 40 na cidade de Santa Terezinha, município nas proximidades de Luciara.

Na época, a Funai disse que um antropólogo da entidade tinha ido até Santa Terezinha para conversar com os índios e conscientizá-los sobre a gravidade do crime.

Segundo o cabo Domingos de Jesus, o flagrante foi feito na última quinta-feira (6), quando uma equipe da PM percorria o rio Araguaia.

"Vimos os indígenas tirando as tartarugas do barco e colocando na margem, de barriga pra cima", contou. O policial disse que a principal hipótese era que os índios - entre 10 e 12 - iriam vender os animais.

A carne de tartaruga é bastante apreciada na região, informou o policial. A venda de animais silvestres é crime ambiental, mas os indígenas podem consumir os animais. "Falamos para eles que não era permitida a comercialização. Os índios podem comer as tartarugas dentro da aldeia, mas não podem vir à cidade vender", explicou.

Depois da abordagem, os índios foram liberados. Porém, a PM registrou outro boletim de ocorrência, depois de rumores de que os indígenas estariam planejando invadir os prédios das policias Civil e Militar em Luciara. A Polícia Militar das cidades próximas - São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia, por exemplo - está de sobreaviso.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/08/pm-apreende-tartarugas-com-indios-carajas-em-cidade-de-mt-veja-video.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source