From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Inquérito sobre garimpo está no STJ

28/06/2005

Fonte: Diário da Amazônia-Porto Velho-RO



A Superintendência da Polícia Federal em Rondônia encaminhou para análise do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o inquérito sobre a denúncia envolvendo o governador no contrabando de diamantes no garimpo Roosevelt, em Espigão do Oeste. Mesquita disse que todas as pessoas denunciadas foram ouvidos na Superintendência e os depoimentos encaminhados para Brasília.
Em novembro do ano passado, o STJ instaurou investigação para apurar o suposto envolvimento de Ivo Cassol na extração ilegal de diamantes dentro da reserva.
Duas suspeitas recaíram contra ele: o depoimento do doleiro Marcos Glikas, preso em março do ano passado em Porto Velho, que afirmou que agia com o consentimento de Cassol; e o depoimento de comerciante de pedras preciosas José Roberto Gonsalez, que, detido pela Funai na reserva em setembro de 2003, se identificou como funcionário da empresa estadual Companhia de Mineração de Rondônia (CMR).
Ao jornal Folha de São Paulo, cacique Nacoça Pio Cinta Larga, disse no último dia 13 que e o governador pediu uma comissão de 2% sobre a produção de diamantes explorados ilegalmente por índios e garimpeiros em troca de benefícios como estradas, escolas, postos de saúde e até da legalização da atividade do garimpo dentro da reserva.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source