From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígenas detêm funcionários da empresa responsável por Belo Monte, no Pará

14/03/2016

Autor: Isaac Guerreiro

Fonte: Portal Amazônia- http://portalamazonia.com



Dois fiscais de obra, um agente de Segurança do Trabalho e um barqueiro, funcionários da Norte Energia responsáveis pelo monitoramento de obras de infraestrutura para as etnias da região, foram detidos por indígenas da aldeia Curuatxé na última quinta-feira (10). A aldeia fica na Terra Indígena Curuaia, a mais de 400 quilômetros das obras da usina de Belo Monte, no Rio Curuá, no Pará.

Em nota, a empresa Energia Norte disse que "a aldeia, a qual pertence os indígenas envolvidos no caso, é atendida pelos projetos da Norte Energia voltados exclusivamente aos povos tradicionais do Médio Xingu, na região do empreendimento". A Empresa já comunicou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal sobre o caso e espera providências.

A Funai respondeu afirmando que os indígenas deteram os funcionários em protesto por duas causas: a falta d'água na aldeia por um problema no poço artesiano feito pela concessionária e solicitação da reconstrução de casas, segundo eles, prometidas pela empresa Norte Energia. De acordo com os indígenas, a empresa estaria apenas reformando as casas na tribo.

A Funai diz não apoiar a retenção de funcionários da Norte Energia nem de qualquer pessoa. Segundo a Norte Energia, os projetos foram acordados entre os indígenas e a Fundação Nacional do Índio, cabendo à empresa cumprir o acerto. De acordo com a Polícia Federal em Altamira, o crime não é de sua responsabilidade. Por ser um crime comum, mesmo que praticado por um indígena, de acordo com a lei, o órgão responsável seria a polícia civil na região.

Os funcionários da Norte Energia estavam fazendo o monitoramento de obras de infraestrutura requisitadas pelas próprias etnias. São mais de 28 projetos que se estendem por mais de 700 obras. O PBA reúne projetos voltados para atender cerca de 34 aldeias de povos tradicionais do Médio Xingu, com construção de casas, casas de farinha, escolas e unidades de saúde, dentre outros projetos.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/editorias/indigenas-detem-funcionarios-da-empresa-responsavel-por-belo-monte/?cHash=cabb287027eed2222bfa404d12537592
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source