From Indigenous Peoples in Brazil

News

Povo Guarani implanta agrofloresta em Aracruz/ES com recursos do PPP-Gati

02/08/2016

Fonte: Funai- http://www.funai.gov.br



A Associação Indígena Guarani (AIG) Mboapy Pindó finalizou, no primeiro semestre de 2016, o plantio de dois hectares de agrofloresta na Terra Indígena Tupiniquim, município de Aracruz/ES. As atividades fizeram parte da primeira etapa do projeto FlorestAção, comtemplada pelo edital do Programa de Pequenos Projetos de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (PPP-Gati), fruto de um Acordo entre o Projeto Gati/Fundação Nacional do Índio, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

O local escolhido para o reflorestamento com a técnica agroecológica e a instalação de uma nova aldeia é parte da área que havia sido ocupada com monocultura de eucalipto pela Aracruz Celulose, atual Fíbria. Habitada por índios Tupiniquim e Guarani, a Terra Indígena foi homologada em 2011, após anos de impasses na justiça, que, por fim, reconheceu a legitimidade dos indígenas na posse do território.

O presidente da AIG, Marcelo Djekupe, avalia que o recurso do PPP-Gati foi fundamental para impulsionar a implantação da nova aldeia Guarani, o Tekoha Ka'aguy Porã (Aldeia Nova Esperança, em português), para onde vão se mudar cerca de 30 famílias. "O recurso ajudou bastante. Fizemos o viveiro, fizemos muitas mudas e estamos trabalhando para reflorestar as nascentes para que a água venha fluir melhor".

Segundo Djekupe, na área da nova aldeia, além do meio ambiente bastante degradado, havia invasões para prática de caça ilegal. O objetivo dessas famílias é recuperar e proteger o meio ambiente, formando um corredor ecológico para que os animais possam transitar livremente, além de possibilitar a produção de alimentos de forma sustentável. "Queremos viver como o índio tem que viver, com a natureza, plantando da forma tradicional Guarani, preservando a cultura", afirma.

A agrofloresta é uma técnica em que o reflorestamento e a produção de alimentos ocorrem no mesmo campo, com uma diversidade semelhante à das florestas naturais, reconhecendo a relação cooperativa entre as espécies. A AIG conta com a colaboração de pessoas da comunidade indígena e de outros voluntários para viabilizar a concretização desse sonho. "Estamos fechando essa etapa (financiada pelo edital do PPP Gati), mas vamos continuar plantando, fazendo reflorestamento com árvores nativas e construindo as casas", diz o presidente da Associação.

As ações do PPP-Gati foram realizadas entre 2015 e julho de 2016, envolvendo atividades de coleta de sementes nativas, oficinas de viveiro e de agrofloresta e o plantio nas áreas de nascente e próximo a alguns remanescentes florestais.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/3866-povo-guarani-implanta-agrofloresta-em-aracruz-es-com-recursos-do-ppp-gati
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source