From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF/CE: Audiência pública vai debater demarcação de Terra Indígena Tapeba

24/11/2016

Fonte: MPF- http://www.mpf.mp.br



A Justiça Federal (JF) realiza, em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de novembro, audiências públicas para subsidiar ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) contra a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) para que seja realizada a demarcação física da Terra Indígena Tapeba, em Caucaia, Região Metropolitana da capital cearense.

A ação ajuizada em 2013 pelo MPF tramita na 3o Vara da JF e está em fase de instrução. As audiências, das quais poderá participar qualquer pessoa interessada, vão permitir que sejam levantadas informações para subsidiar a decisão sobre o caso.

Para o MPF, há demora abusiva na demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelo grupo indígena Tapeba. Autora da ação, a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues, pediu que a União e a Funai sejam condenadas a pagarem indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos aos indígenas.

De acordo com a ação civil pública, a Funai e a União ignoraram os prazos legais e afrontaram os princípios constitucionais da razoabilidade, da eficiência e da economicidade ao não finalizarem o processo demarcatório territorial dos Tapeba. Segundo a procuradora, o processo tem se arrastado ao longo dos anos, sem previsão de conclusão. Diante disso, o objetivo do MPF é garantir ao povo Tapeba a posse legítima das terras onde já vivem há várias gerações.

As terras dos Tapeba não tiveram a demarcação territorial concluída, estando pendentes de regularização fundiária por parte da Funai. Por conta da demora no processo de demarcação, a etnia Tapeba vem sofrendo sucessivos prejuízos, com a perda de área territorial e danos ambientais pela invasão de não índios. Segundo a ação do MPF, com a conclusão do processo de demarcação, será assegurado a esses indígenas o reconhecimento e a proteção devida, como previsto no artigo 67 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que determinou que todas as terras indígenas fossem demarcadas no prazo de cinco anos, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Número do processo para consulta:
0005825-39.2013.4.05.8100



http://www.mpf.mp.br/ce/sala-de-imprensa/noticias-ce/mpf-ce-audiencia-publica-vai-debater-demarcacao-de-terra-indigena-tapeba
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source