From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Alagoas recebe primeira edição dos Jogos Indígenas Xucuru-Kariri

22/11/2016

Autor: Paula Nunes

Fonte: Agência Alagoas- http://www.agenciaalagoas.al.gov.br



Com a proposta de promover dias vibrantes e cheios de efervescência cultural para os índios alagoanos, entre os dias 14 e 17 de dezembro, a comunidade indígena Xucuru-Kariri, localizada em Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, receberá a primeira edição dos Jogos Indígenas Xucuru-Kariri. O evento será aberto ao público e vai reunir oito aldeias representantes do estado durante três dias de atividades no município.

A solenidade de abertura dos Jogos Indígenas será realizada no dia 14 de dezembro, na Aldeia Indígena Mãe Serra do Capela, em Palmeira dos Índios, às 18h. Em reunião com representantes da aldeia, nesta terça-feira (22), o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, comprometeu-se em participar da abertura do evento.

Durante a primeira edição dos jogos, os índios protagonizarão um momento de reconhecimento e valorização às riquezas dos povos. Entre as 15 modalidades praticadas, as aldeias irão apresentar seus rituais característicos e celebrar as grandes simbologias das comunidades como a competição de tiro de capim amargo, cabo de força, corrida de cesto, arco e flecha, zarabatana, arremesso de peteca e estilingue.

A representante da aldeia Xucuru-Kariri e presidente do Comitê Inter-Tribal, Graciliana Wakanã, explicou que, ao todo, serão 100 participantes indígenas nos jogos. Segundo ela, outras nove aldeias também foram convidadas para participarem do evento como visitantes.

"A primeira edição dos jogos vai unir a integração entre as culturas e tem o objetivo de propagar a diversidade cultural e manter vivas as tradições dos povos alagoanos. Estamos ansiosos por esta conquista. Nós lutamos diariamente para conseguir o reconhecimento do nosso povo", declarou Gracialina.



http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/11430-alagoas-recebe-primeira-edicao-dos-jogos-indigenas-xucuru-kariri
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source