From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios Kayabi libertam reféns depois de 24 horas

25/11/2016

Autor: Silvana Ribas

Fonte: Gazeta Digital- http://www.gazetadigital.com.br



Libertados engenheira e dois funcionários que atuam na construção de usina hidrelétrica no rio Teles Pires, na divisa entre os estados do Mato Grosso e Pará. Os três foram mantidos reféns por cerca de 300 indígenas da etnia Kayabi, na aldeia Kururuzinho. Foram liberados por volta das 13h desta sexta-feira (25), quase 24horas depois, e já estão na cidade de Alta Floresta (803 km ao norte), onde está a sede da empresa.

Segundo Clóvis Nunes, da Coordenadoria Técnica Local (CTLs) da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Alta Floresta, a liberação do grupo ocorreu depois de negociação das lideranças indígenas locais e Ministério Público Federal (MPF), com garantia da vinda do presidente da Funai e pelo menos três ministros até a região, para ouvirem as reivindicações da comunidade. Todos os reféns estavam bem, não sofreram agressões e o trauma ficou por conta da pressão psicológica exercida pelos líderes da aldeia.

Entre elas está o cumprimento do cronograma das obras inseridas no Programa Básico Auxiliar Indígena (PBAI), que previa a construção de um posto de saúde na aldeia, bem como a casa da farinha. As obras ainda não foram finalizadas e também são cobradas pelas lideranças da região.

O vazamento de óleo no rio que matou peixes e afetou o abastecimento de água potável em várias das mais de 15 aldeias no entorno do Teles Pires também é pauta de reivindicação da comunidade Kayabi.

São cerca de 190 quilômetros de estrada mais cerca de 4 horas de viagem de barco para chegar a aldeia, partindo de Alta Floresta, explica Nunes, salientando que a comunidade fica praticamente em solo paraense. Tanto que representantes da Justiça do Pará é que foram acionados e acompanharam as negociações nesta sexta-feira.



http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/og/1/materia/496906/t/indios-kayabi-libertam-refens-depois-de-24-horas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source