From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios terena mantêm ocupação em fazenda de Miranda

29/11/2005

Fonte: Midiamax-Campo grande-MS



Índios terena mantêm a ocupação na fazenda Santa Vitória, em Miranda, município 194 a quilômetros de Campo Grande, invadida na madrugada de ontem por cerca de 300 famílias. O cacique da aldeia Capão Babaçu, Zacarias Rodrigues, informou ao Midiamax que os indígenas estão concluindo a montagem dos barracos e pretendem iniciar o plantio de arroz e milho, no entanto, falta maquinário.

Conforme Rodrigues, nenhum representante da Funai (Fundação Nacional do Índio) compareceu ao local. "Até agora nada", enfatizou. O cacique disse ainda que o clima no local é tranqüilo e nenhum incidente foi registrado com os funcionários da fazenda.

As famílias terena reivindicam informações e celeridade no processo de reconhecimento da área como indígena. Ontem, o cacique da aldeia Lagoinha, Ramão Vieira, informou que após a realização de estudo antropológico pela Funai as famílias não tiveram mais informações sobre o processo de reconhecimento. "Ficamos desinformados. A Funai não passou nenhuma informação e por isso a comunidade decidiu em fazer essa ocupação", explicou o cacique.

Vieira informou que hoje duas mil famílias indígenas dividem 2.680 hectares. Segundo ele, o estudo antropológico feito na área abrangeu 36.282 hectares.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source