From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígenas do Xingu saem em defesa do enredo da Imperatriz

03/02/2017

Autor: Alessandra Monnerat

Fonte: O Dia- http://odia.ig.com.br



O debate sobre o enredo da Imperatriz Leopoldinense acaba de ganhar mais uma voz. Desta vez, são os próprios indígenas que resolveram dizer o que acham de 'Xingu - O Clamor que vem da Floresta', duramente criticado por setores do agronegócio. Representantes da etnia Kamayurá, uma das 16 que habitam o Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso do Sul, divulgaram uma foto com cartazes em defesa da Verde e Branco.

O carnavalesco Cahê Rodrigues, autor do enredo,comemorou o apoio daqueles que ele pretende homenagear na Avenida. "Ter os indígenas do Xingu nos apoiando demonstra que estamos no caminho certo, que temos um tema que prega o respeito", declarou.

O senador Ronaldo Caiado (DEM), defensor do agronegócio, chegou a sugerir sessão temática no Senado sobre o enredo. As principais reclamações dirigidas à escola giram em torno das críticas no samba ao uso de agrotóxicos e à hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, chamada de 'Belo Monstro'.

"O apoio é devido a esse mal entendido. O agronegócio entendeu que o enredo era ofensivo, mas nunca foi a intenção da escola", defendeu-se o carnavalesco, que sábado promove o evento beneficente 'Amigos do Cahê', em prol da Casa do Índio da Ilha do Governador.

Para criar o enredo, Cahê visitou o Xingu em dezembro e se consultou com o professor de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ Carlos Fausto. "Eles foram bastante cuidadosos. O Cahê estudou muito e não está atacando ninguém", disse o acadêmico, que achou exagerada a reação do agronegócio. "Trabalho no Xingu há 20 anos. Estou vendo os índios morrendo de câncer por agrotóxicos. O que antes era um paraíso, hoje é uma área contaminada", lamentou.



http://odia.ig.com.br/diversao/carnaval/2017-02-03/indigenas-do-xingu-saem-em-defesa-do-enredo-da-imperatriz.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source