From Indigenous Peoples in Brazil

News

Representantes de povos indígenas do Ceará terão comitê para elaborar plano setorial de cultura

10/02/2017

Fonte: Governo do Ceará- http://www.secult.ce.gov.br



Representantes dos povos indígenas do Ceará passarão a contar com um comitê para reforço da presença de suas tradições e ações na política cultural do Estado do Ceará e para elaboração de um plano setorial de cultura indígena para o Ceará. Nesta sexta-feira, na sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), foi realizada mais uma reunião entre a equipe da Secretaria e representantes de diversos povos, reunidos em um grupo de trabalho, como os pitaguarys, os jenipapo-kanindé e os tremembés. O grupo foi recebido pela secretária adjunta da Cultura do Estado, Suzete Nunes, e por diversos coordenadores da Secult, debatendo propostas para ampliação das ações para os indígenas na política cultural.

Participaram da reunião representantes de povos indígenas dos municípios de Itarema, Pacatuba e Maracanaú. Entre eles, integrantes do Museu Indígena Tremembé e da Secretaria de Cultura de Itarema. Além dos coordenadores de artes e diversidade cultural, Valéria Cordeiro; patrimônio histórico e artístico, Alênio Carlos; e jurídico, Daliene Fortuna, da Secult.

Como encaminhamento das discussões, que vêm acontecendo desde 2016 na Secult, foi definida a formação de um comitê de política cultural para os povos indígenas, a ser formalizado através de uma portaria publicada pela Secult. O regimento do comitê será elaborado pelo próprio grupo, com propostas trazidas pelos representantes dos povos, na próxima reunião, no dia 17 de março.

Entre as propostas debatidas estão a criação de um edital específico da Secult para manifestações culturais e artísticas indígenas e uma maior participação dos povos nos diversos eixos de atuação da Secretaria: da programação artística e cultural nos equipamentos à política de patrimônio, da salvaguarda de tradições e saberes ao reforço a museus, passando pelas ações de formação em arte e cultura.

"O plano setorial para a cultura indígena é também um instrumento para presença nas diversas áreas de atuação da Secretaria, dialogando com os diferentes setores, com a política cultural como um todo", destacou a secretária adjunta da Cultura, Suzete Nunes.


Reescrevendo a história


Ronaldo Queiroz, antropólogo e militante das lutas dos povos indígenas, destaca a ação para se construir uma política de estado. "É necessária uma ação em nível de estado pra se construir uma política indigenista em vários campos, cultura, saúde, educação. A Secult está sendo pioneira no sentido de fazer esse tipo de ação, se empenhando em construir uma política indigenista de cultura pros povos indígenas do Ceará", aponta.

"Esse é um reconhecimento da diversidade cultural do nosso Estado, desses povos originários e também da luta desses povos pela demarcação das suas terras", acrescenta, frisando que vem de longe a luta dos indígenas pelo devido reconhecimento e respeito.

"A gente está fazendo história, com esse movimento, em um estado que no século XIX negou a presença indígena aqui. Estamos reescrevendo essa história, a partir da relação com o Governo do Estado, via Secult. É uma coisa primordial o que está acontecendo. Todos os povos devem estar festejando e sem empenhando pra ocupar esse espaço", complementa Ronaldo.


Etnias unidas pela cultura


Francisco Marques do Nascimento, o Cacique Venâncio, mestre da cultura oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado do Ceará, destacou o pioneirismo dessa ação coletiva entre povos indígenas e poder público, na área da cultura.

"Isso pra nós é uma coisa que chegou em boa hora e é de suma importância. Pela primeira vez se juntam as etnias do Estado do Ceará pra elaborar um plano de fortalecimento e alternativas pra população indígena na cultura. Pela primeira vez a Secult abre as portas pra articulação dos povos indígenas no Ceará, e isso é muito importante pra cada um de nós", afirma.

"Isso é um crescimento pros nossos povos, que vão mostrar as habilidades que têm e estão escondidas. Vamos trazer pras pessoas o conhecimento da importância desse trabalho", ressalta o Cacique Venâncio.



http://www.secult.ce.gov.br/index.php/latest-news/45951-representantes-de-povos-indigenas-do-ceara-terao-comite-para-elaborar-plano-setorial-de-cultura
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source