From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Justiça condena irmãos Xukuru-Kariri pela morte de índio da mesma etnia em AL

04/04/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



Os índios Edjalmo Ramos dos Santos e Ednaldo Ramos dos Santos, os "Irmãos Macários", foram condenados a 15 anos e nove meses de reclusão por homicídio duplamente qualificado. Eles foram condenados pelo homicídio do índio Itamar Ricardo da Silva, em Palmeira dos Índios.
De acordo com o Ministério Público Federal, os irmãos assassinaram o índio porque queriam o poder da tribo da etnia Xukuru-Kariri. O assassinato ocorreu no dia 18 de dezembro de 2005, após uma discussão envolvendo uma dose de cachaça.
Os irmãos, a vítima e José Cícero Ramos dos santos, já falecido, estavam bebendo nos fundos da residência de familiares dos condenados, quando começou uma discussão entre a vítima e Ednaldo Ramos.
Segundo o MPF, a vítima tentou fugir, mas foi atingida por disparos de arma de fogo e dez facadas. No Tribunal do Júri, o conselho de sentença acatou integralmente a tese sustentada pela procuradora da República Aldirla Albuquerque e pelo promotor de Justiça Carlos Cruz e condenou os irmãos por homicídio duplamente qualificado, pelo motivo cruel e mediante recurso que dificulta a defesa da vítima.
Cada um dos condenados recebeu a pena de 15 anos e nove meses de reclusão em regime inicialmente fechado. Ednaldo Ramos já cumpre prisão preventivamente desde abril do ano passado. Já Edjalmo Ramos vai poder recorrer em liberdade.



http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/justica-condena-irmaos-xukuru-kariri-pela-morte-de-indio-da-mesma-etnia-em-al.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.