From Indigenous Peoples in Brazil

News

Conferência Distrital elege delegados

12/01/2006

Autor: Leandro Freitas

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



As discussões estão acontecendo em plenária na Conferência Estadual

Vinte e quatro delegados, sendo 12 usuários indígenas (entre yanomami e yekuana), seis profissionais de saúde e seis representantes de instituições que atuam na área indígena serão eleitos hoje, no último dia da 4ª Conferência Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial (DSEI-Y). O encontro está acontecendo na Casa Paulo VI, bairro Calungá.
O total de representantes a serem eleitos hoje representa a metade dos escolhidos na 2ª Conferência Distrital de Saúde Indígena dos povos do DSEI-Leste (região das Serras). Todos esses delegados estarão reunidos na versão nacional do evento, que acontece em março, em Brasília.
As propostas nascidas a partir das discussões dos grupos serão apresentadas hoje para aprovação da plenária. Os assuntos em questão são: Direito à Saúde, Controle Social e Gestão Participativa, Desafios Indígenas Atuais, Trabalhadores Indígenas e Não-Indígenas em Saúde e, por fim, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável. Todos esses temas foram abordados ao longo dos dois dias de evento.
Depois do processo de aprovação, os índios vão elaborar um documento que será enviado a Brasília para discussão nacional. A idéia é transformar o resultado das duas conferências num único documento, uma vez que as propostas são praticamente uniformes.
O índio Júlio Góis Yanomami pediu que o Governo Federal ouça e atenda as reivindicações dos povos indígenas. "A voz que fala aqui deve ser ouvida e atendida, não importa por qual governo", disse, ao complementar que para sanar de vez com os problemas, basta destinar mais dinheiro para a saúde indígena.
GARIMPEIROS - Uma das propostas mais marcante e discutida ao longo da conferência é a retirada dos garimpeiros da área yanomami. Os indígenas alegam que a presença desses intrusos é marcante e está contribuindo para o aumento dos casos de malária na região.
Até o momento o plano de retirada dos garimpeiros da área yanomami, desenvolvido pela Polícia Federal e Funai (Fundação Nacional do Índio), ainda não foi posto em prática. A previsão era dezembro do ano passado.
Hoje está prevista a participação de representantes do Departamento de Saúde Indígena da Funasa de Brasília para contribuir para o desfecho final das discussões. (L.F.)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source