From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

A Funai quer logo o índio aculturado

01/05/1975

Fonte: O Estado de S.Paulo (São Paulo - SP)



Documentos anexos


O presidente da Funai, general Bandeira de Melo, afirmou que o órgão não pode gastar muito tempo com as frentes de contato com povos isolados, pois isso atrasará o Plano de Integração Nacional, na abertura de estradas como a Transamazônica e a Cuiabá-Santarém. Bandeira de Melo lembrou que a Convenção de Genebra prevê a integração dos povos indígenas na sociedade nacional e afirmou que não existe nenhum tipo de aceleração desse processo no Brasil. Garantiu, também, que a construção de estradas nos arredores do PI do Xingu não implicará em invasões, pois a Funai solicitará policiamento. A notícia traz ainda informações sobre a segunda etapa das frentes de atração e sobre a situação dos povos indígenas do Mato Grosso.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source