From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Formação de Cineastas Indígenas inicia módulo em aldeia Tapeba

26/05/2017

Fonte: Diário do Nordeste diariodonordeste.verdesmares.com.br



Capacitar jovens indígenas para usar o audiovisual como ferramenta de registro e expressão da própria cultura é o objetivo do curso em andamento na aldeia Tabepa desde quinta (25) até domingo (28). O módulo da "Formação de Cineastas Indígenas - Um olhar etnográfico" está acontecendo na escola da aldeia Lagoa dos Tapeba, em Capuã, distrito de Caucaia.

Realizado pela Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé, o projeto é composto de quatro módulos. Os dois primeiros aconteceram em aldeias dos povos Jenipapo-Kanindé e Kanindé de Aratuba, respectivamente, e o ultimo será destinado a integrantes da etnia Pitaguary.

São aproximadamente 15 alunos por Formação. Além de oficinas de fotografia, vídeo e produção audiovisual, o projeto inclui rodas de conversa, vivências na mata, rituais indígenas e uma mostra de filmes etnográficos. De acordo com o cineasta Henrique Dídimo, coordenador pedagógico e facilitador da formação, um dos diferenciais da iniciativa é a relação com a cultura indígena, inclusive nas oficinas. "A gente incorpora o conhecimento indígena dentro da metodologia do curso", explica.

A produção do evento é realizada por membros das aldeias envolvidas. Os jovens Jenipapo-Kanindé que participaram da primeira formação, em abril deste ano, atuam como monitores nas oficinas. A continuidade do processo de aprendizado também é possibilitada pela doação uma câmera fotográfica profissional a cada aldeia participante, e pelo retorno dos facilitadores aos locais aproximadamente um mês após cada módulo, para ministrar uma oficina de edição de vídeo.

Apesar do público alvo específico, há flexibilidade para a participação de alunos de outras faixas etárias, respeitando o caráter inclusivo da pedagogia indígena.

Contando com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, o projeto dá continuidade à primeira e à segunda Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará, realizadas em 2015 e 2016, na aldeia Lagoa Encantada, da etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz.



http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/online/formacao-de-cineastas-indigenas-inicia-modulo-em-aldeia-tapeba-1.1760839
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source