From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Projeto auxilia a retomada da identidade indígena

27/05/2017

Fonte: Folha Max folhamax.com.br



Mais do que permitir o acesso aos serviços essenciais de cidadania, os documentos básicos proporcionam a identificação como pertencente a um grupo ou etnia. Essa oportunidade é realizada pelo projeto Cidadania Indígena em Mato Grosso, que acontece em Vila Bela da Santíssima Trindade. A primeira capital do Estado é também a pioneira na realização do projeto que tem o objetivo de diminuir a sub documentação indígena.
A centralização de diversos serviços no Centro Cultural de Vila Bela permitiu que Isabelly Paz Chiquitana, com apenas 21 dias de nascida, tenha a identificação da sua etnia como último nome. Os pais do bebê emitiram de imediato o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani), com a equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai), presente no projeto, e seguiram para o Cartório do Município, parceiro na ação, para emitir a Certidão de Nascimento.
Os avós da pequena são os líderes da aldeia urbanizada Aeroporto, da etnia Chiquitana, em Vila Bela. O avô Sebastião Flores Justiniano já foi cacique da aldeia e se orgulha em poder registrar a primeira neta como chiquitana. O mesmo não foi possível com os seus três filhos. "Encontramos dificuldades quando vamos direto ao cartório sem a Rani. Muitos chiquitanos vem da Aldeia Santa Mônica, que fica a cerca de 150 km de Vila Bela, precisam pagar pelos serviços e as vezes ainda perdem a viagem. No projeto tudo é de graça e no mesmo local", pondera Sebastião.
"Muitas pessoas se consideram chiquitanas, mas tem medo do preconceito ao fazer a auto identificação. Eu me sinto realizado por poder registrar minha neta dessa forma. Queremos ser exemplo para que outros se sintam mais a vontade de fazer o mesmo", completou.
O documento de identidade (RG) e CPF também são destaques na ação, que tem como enfoque para diminuir o número de indígenas que não os possuem. A diarista Lourdes Hurtado Coria, chiquitana residente no Bairro Jardim Aeroporto, trouxe as filhas caçulas Aline, 13, e Amanda, quatro anos, para emitir o documento de identidade (RG) e o CPF.
Para conseguir proporcionar qualidade de vida, em especial educação para as meninas, a mãe sempre procura oportunidade gratuitas, como o projeto de Cidadania Indígena. As três que não contavam com outro apoio financeiro, senão as diárias das faxinas realizadas pela mãe, por isso foram cadastradas no CAD Único e são beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo Federal, que proporciona um complemento de renda de R$200,00. "Eu luto pra elas estudarem, quem sabe chegar até a faculdade e ter um futuro além do meu", comenta Lourdes.
O projeto Cidadania Indígena conta com o envolvimento de entidades estaduais e federais e é coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). O atendimento a população tradicional e vulnerável acontece no Centro Cultural até sábado (27.05), das 08 às 16h.



http://www.folhamax.com.br/politica/projeto-auxilia-a-retomada-da-identidade-indigena/125981
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source