From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Nova entidade representativa do Movimento Indígena Cearense é criada durante o II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará

16/09/2017

Autor: Janete Melo

Fonte: Observatório Socioambiental - http://www.observatoriosocioambiental.org



O II Encontro de Caciques, Pajés e Lideranças Tradicionais dos Povos Indígenas do Ceará aconteceu no período de 13 a 15 de setembro de 2017, na Aldeia Santo Antônio - Terra Indígena Pitaguary, em Maracanáu (CE), tendo como objetivo promover diálogo entre as lideranças tradicionais dos povos indígenas sobre a organização interna das comunidades e sobre a espiritualidade para o fortalecimento da luta. O encontro também representou o apoio do Movimento Indígena Cearense ao Povo Pitaguary, que tem passado por grandes dificuldades e desrespeito à vida e à dignidade de suas lideranças.

Foram realizados, nos três dias de atividades, rituais dos povos indígenas; um ato de apoio e leitura de notas em solidariedade ao Povo Pitaguary e às suas lideranças tradicionais; trabalhos de grupos; eleição para o Conselho Distrital de Saúde Indígena - CONDISI - e a criação da nova entidade estadual dos povos indígenas do Ceará. Na noite de quinta-feira (14) foi exibido o documentário Tekoha - som da terra, de Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron.

Na manhã de sexta-feira (15) ocorreu a leitura do estatuto para a criação da nova entidade estadual, a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, que representará o Movimento Indígena a nível estadual, e a eleição da diretoria e do conselho fiscal para a gestão de dois anos.

O vereador e advogado Weibe Tapeba destacou a importância do evento, em sua página pessoal no Facebook, afirmando que "hoje o Movimento Indígena do Ceará criou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, importante momento para o movimento do estado", ele enviou congratulações à diretoria eleita. Weibe reiterou, ainda, o "total e irrestrito apoio do Movimento Indígena às lideranças tradicionais do povo Pitaguary, em especial, aos quatro caciques deste povo, Madalena, Kauã, Cláudia e Maurício", afirmou.

A liderança Ceiça Pitaguary, eleita coordenadora geral da nova entidade, agradeceu aos pajés, caciques e lideranças pela votação que a elegeu e "pelos dois dias intensos de aprendizagem e troca de experiências", afirmou. A nova entidade contará com representantes de vários povos na diretoria e conselho fiscal, tendo sido eleitos Rosinha Potyguara, Kílvia Tapeba, Eliane Tabajara, Cleidiane Tremembé, Letícia Tapuya-Kariri, Neto Pitaguary, Fernando Tremembé, Chico Canuto Tabajara e Cacique Sotero Kanindé.

O encontro foi encerrado com a leitura e entrega da Nota das organizações indígenas e ambientalistas, defensores dos direitos humanos e indigenistas do Brasil em solidariedade ao indígena Maurício Alves Feitosa, ao Povo Pitaguary e às suas Lideranças Tradicionais.



http://www.observatoriosocioambiental.org/2017/09/nova-entidade-representativa-do.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.