From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígena é confundido com traficante e é morto por 'Piratas do Rio'

30/01/2018

Autor: Luis Henrique Oliveira

Fonte: Em Tempo d.emtempo.com.br



Um indígena da etnia Ticuna, de identidade até o momento não informada, foi encontrado morto nesta terça-feira (30), nas proximidades da comunidade indígena do Umariaçu, em Tabatinga (a 1.108 km de Manaus). Conforme a polícia, o homem foi morto com 3 tiros por suspeitos conhecidos como "Piratas do Rio" ao ser confundido com narcotraficantes que atuam no rio Solimões.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a vítima estava em uma canoa quando foi surpreendida pelos disparos. Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito foi identificado.

"O corpo foi encontrado por moradores que acionaram a Polícia Militar (PM). O nome do indígena ainda não foi informado, mas sabemos que ele seguia pela embarcação a caminho da comunidade Umariaçu", disse a soldado Silvana, do 8o Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Tabatinga.

A rota Solimões é um dos principais corredores de entrada de drogas no Brasil, uma vez que fica nas proximidades da tríplice fronteira, e a Reserva Indígena do Umariaçu, da etnia ticuna, fica ao sul da cidade de Tabatinga. Ela inicia depois do bairro Comara e se divide em duas, sendo a Umariaçu 1 e Umariaçu 2, separadas por um igarapé.

O corpo do indígena foi encaminhado ao Hospital de Guarda de Tabatinga (HGUT).

Prisões

No último dia 19, um grupo de "Piratas dos Rios", que atua no tráfico da calha do Solimões, foi preso. A polícia chegou até os cinco suspeitos, após denúncia anônima no bairro Nova Vitória, em Manacapuru. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).



http://d.emtempo.com.br/amazonas-policia/93538/indigena-e-confundido-com-traficante-e-e-morto-por-piratas-do-rio
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source