From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ufac cria grupo de trabalho para discutir acesso e permanência indígena

13/03/2018

Fonte: Universidade Federal do Acre www.ufac.br/site



A Universidade Federal do Acre (Ufac) acaba de instituir um grupo de trabalho para discutir e implementar políticas atuais de acesso e permanência dos povos indígenas no ensino superior. A decisão é resultado de uma reunião solicitada pela Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre à Reitoria.

Atualmente, o acesso da população indígena na Ufac dá-se, principalmente, através das ações afirmativas, garantidas pela lei no 12.711/2012 que trata da reserva de vagas nas instituições de ensino superior do país, e do curso regular "Formação Docente Indígena", implantado no campus de Cruzeiro do Sul.

A queixa de lideranças e ativistas indígenas, entretanto, diz respeito à dificuldade de garantia da autonomia do indígena no ambiente universitário que ainda prioriza o modelo eurocêntrico de ensino-aprendizado. "Compreendemos essa demanda e reconhecemos esse desafio. Com a criação desse grupo de trabalho vamos conseguir trazer à tona essas e outras discussões de modo a buscar a garantia da integridade intelectual e cultural dessa população", disse o reitor da universidade, Minoru Martins Kinpara.

O grupo de trabalho está composto por membros da Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e Extensão e Cultura (Proex), além de integrantes do movimento indígena. A ele caberá a elaboração de Projeto Pedagógico, valorizando a diversidade cultural indígena; a elaboração de uma minuta que trate da política de cota específica do indígena por curso; e a operacionalização de um Pré-Enem em Rio Branco exclusivo para a etnia. A expectativa é de conclusão dos trabalhos em até 90 dias.

"Essa é uma ação importante, porque os indígenas formados acabam retornando à aldeia, colocando o conhecimento adquirido na universidade em benefício de seu povo. É uma resposta social da Ufac", analisa Kinpara.



http://www.ufac.br/site/noticias/2018/ufac-cria-grupo-de-trabalho-para-discutir-politica-de-acesso-e-permanencia-indigena-na-instituicao
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source