From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios da etnia Kayapó fazem protesto contra medida provisória do governo federal em Tucumã, no PA

27/03/2019

Fonte: G1 https://g1.globo.com



Cerca de 250 índios etnia Kayapó dos municípios de Tucumã e Ourilândia do norte, sudeste do Pará estão fazendo protesto no centro da cidade de Tucumã. A manifestação nacional é contra a medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista brasileira e municipaliza os serviços de saúde de indígenas. O protesto também aconteceu em Altamira, no sudoeste do Pará.

Atualmente, o atendimento médico dos povos indígenas é responsabilidade do subsistema de atenção à saúde indígena, e mantida com recursos da união. A proposta prevê que essa responsabilidade passe para o município. Segundo o cacique kaiapó "Bep Rotim", a municipalização da saúde indígena não é bom para os índios, porque o município já não dá conta nem da saúde dos brancos.

O Ministério da Saúde esclarece que mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão, e que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas, e que não haverá descontinuidade das ações.




https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/03/27/indios-da-etnia-kayapo-fazem-protesto-contra-medida-provisoria-do-governo-federal-em-tucuma-no-pa.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.