From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Base da Funai em Javari é atacada a tiros

12/08/2019

Fonte: Amazônia.org - https://amazonia.org.br



Caçadores de animais silvestres deram pelo menos oito tiros contra uma base da Fundação Nacional do Índio (Funai) na madrugada de 19 de julho. O ataque aconteceu no vale do Javari e no momento estava ocupada por cerca de uma dúzia de servidores e indígenas de diversas etnias como kanamaris, marubos, korubos e matís. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo.

Este é o quarto ataque desde 2018 e levou o Exército a fazer uma blitz de emergência na região. O vale do Javari tem 8,5 milhões de hectares e é considerada a região onde mais existem índios isolados.

Os caçadores foram surpreendidos quando deixavam a região pelo rio. As sirenes foram acionadas e os invasores responderam com tiros conseguindo escapar. Ninguém saiu ferido. A terra indígena é visada devido a presença de tracajás, uma espécie de quelônio, e pirarucus.

O Comando de Fronteira Solimões do 8o Batalhão de Infantaria da Selva apreendeu cerca de 300 tracajás e 40 mil ovos com outra equipe de caçadores ilegais dentro da terra indígena dois dias depois do ataque.


https://amazonia.org.br/2019/08/base-da-funai-em-javari-e-atacada-a-tiros/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source