From Indigenous Peoples in Brazil

News

TO: MPF consegue na Justiça manutenção da posse das terras para Comunidade Quilombola "Ilha de São Vicente"

18/03/2020

Autor: Assessoria de Comunicação Social

Fonte: MPF - http://www.mpf.mp.br/



A ré, Edelves Fernandes, não possui título de propriedade do imóvel

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu junto à Justiça Federal a condenação de Edelves dos Passos de Carvalho Fernandes a não perturbar ou causar qualquer transtorno à Comunidade Quilombola "Ilha de São Vicente", em Tocantins (TO). A sentença também determina que a terra ocupada seja mantida sob a posse da comunidade.

O processo foi instaurado em virtude do pedido formulado por Fátima Barros, representante da Comunidade Quilombola, solicitando a intervenção do MPF no processo judicial, que envolvia o direito de posse de integrantes da comunidade tradicional, em trâmite na Comarca do município de Araguatins (TO), com o objetivo de reintegração de posse ajuizada por Edelves dos Passos de Carvalho Fernandes. O direito à posse coletiva da terra da comunidade quilombola foi ameaçado por Edelves Fernandes, que se utilizando de título executivo judicial viciado, pretendia desapossar a comunidade da parcela do seu território.

A Justiça Federal julgou procedentes os pedidos para determinar a manutenção da Comunidade Quilombola "Ilha de São Vicente" na posse deste território e a condenação Edelves dos Passos de Carvalho Fernandes a não perturbar ou causar qualquer transtorno à Comunidade tradicional, sob pena da imposição de multa em caso de descumprimento.

Veja
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source