From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cemave promove consulta pública de aves do Pampa

26/03/2020

Autor: Comunicação

Fonte: ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/



O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) promove consulta pública para o segundo ciclo de Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras.

As oficinas de avaliação estão sendo realizadas por biomas: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Pantanal e Marinho Costeiro. A próxima oficina avaliará as aves brasileiras do Pampa, abrangendo 67 espécies. As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE), acesse aqui. As contribuições podem ser enviadas até 25 de maio.

A Oficina ocorrerá no segundo semestre de 2020, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Serão convidados pesquisadores com experiência no Pampa, somando cerca de sete especialistas. Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação.

Existem no mundo mais de 10.000 espécies aves. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 1.919 espécies são encontradas no Brasil. Esse alto número de espécies coloca o Brasil entre os três países detentores da maior diversidade de aves do mundo. Apesar da grande maioria das espécies passar todo o ciclo de vida em território brasileiro, algumas vêm do Hemisfério Norte, do sul da América do Sul, ou de países a oeste do Brasil, passando apenas parte do ciclo de vida em nosso país. Há algumas que são consideradas vagantes por possuírem uma ocorrência irregular.

https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10980-cemave-promove-consulta-publica-de-aves-do-pampa
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source