From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Indígena Aruká, último homem do povo Juma morre vítima da Covid-19 em Rondônia

17/02/2021

Autor: G1 RO

Fonte: G1 RO - g1.globo.com/ro



https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2021/02/17/indigena-aruka-ultimo-homem-do-povo-juma-morre-vitima-da-covid-19-em-rondonia.ghtml

Aruká será lembrado como o guerreiro que lutou contra os sucessivos massacres ao povo Juma. Ele deixa três filhas.

O indígena Aruká Juma morreu vítima da Covid-19 nesta quarta-feira (17) em Porto Velho. Aruká era o último homem guerreiro do seu povo.

Ele foi transferido do hospital regional de Humaitá (AM) para o hospital de campanha na capital rondoniense no dia 2 de fevereiro. O corpo de Aruká deve ser levado nesta quarta-feira para o Amazonas, onde será velado e enterrado.

O povo Juma foi dizimado em conflitos. De acordo com a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, há 50 anos os Juma eram aproximadamente 15 mil, mas após sucessivos massacres, ataques de animais e doenças o número foi reduzido para poucas dezenas e até 2021 apenas quatro eram os sobreviventes: Aruká - que hoje descansa - e suas três filhas.

Na tentativa de fazer com que o povo Juma perdurasse, as três filhas do guerreiro se casaram com indígenas Uru-Eu-Wau-Wau. Os netos carregam no sangue as duas etnias.

A cerimônia de casamento de uma das netas de Aruká, que uniu o povo Juma aos Tenharim, foi registrada pela Rede Amazônica (assista no vídeo abaixo). Na época Tejuvi Juma disse que a celebração era um aprendizado sobre a própria cultura.

"Aproveitar enquanto meu vô ainda está vivo porque ele é o último dos Juma que restou. E eu gostei muito de casar enquanto ele está vivo, para ele ver o meu casamento", disse Tejuvi Juma, na época.

Morte por Covid-19 entre indígenas
Dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) atualizados até 11 de fevereiro, apontam que 2.157 indígenas de Rondônia foram infectados com a Covid-19 e 37 morreram. No Amazonas o número de casos confirmados chegou a 8.674 e 252 óbitos.

O levantamento é feito baseado em informações de lideranças indígenas, notas de falecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), organizações que fazem parte da rede da entidade e profissionais de saúde.

Conforme a Coiab, os povos indígenas atingidos em Rondônia pelo novo coronavírus são:

Aikanã;
Arara Karo;
Cinta Larga;
Kanoê;
Karitiana;
Karipuna;
Kassupa;
Kempe;
Makurap;
Mura;
Oro War;
Paiter Suruí;
Parintintin;
Piripkura;
Puruborá;
Sakirabiat;
Tupari; e
Wajuru.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source